Direito à Homoparentalidade


.: Apresentação e informações acerca do projeto Direito à Homoparentalidade.

15.2.05

Quem vai decidir o futuro das nossas crianças?



"Cultura - Por que os psicanalistas franceses não aprovavam a união civil de casais homossexuais?

Roudinesco - Eles não se opunham exatamente ao Pacs. Foi a possibilidade da adoção de filhos por casais de homossexuais, que nem estava prevista no pacto, que meteu na cabeça deles uma ameaça ao sacrossanto Complexo de Édipo. Ou seja, o fato de uma criança ser criada por homossexuais impediria, segundo eles, que ela tivesse consciência da diferença entre os sexos. Evidentemente, isso soava estúpido para mim, ridículo. Ao mesmo tempo, muito grave. Essa tomada de posição dos psicanalistas deu à psicanálise uma imagem desastrosa, uma vez que, na opinião pública, havia um movimento muito favorável ao pacto."

(Trecho da entrevista concedida por Elisabeth Roudinesco ao Caderno de Cultura, publicada no jornal Zero Hora em 06.09.2004.)

...

"O ponto de partida de Elisabeth Roudinesco, psicanalista francesa, professora na École Pratique de Hautes Études, em Paris, autora de textos referenciais, como O Dicionário de Psicanálise, História da Psicanálise na França, no livro A Família em Desordem, lançado no ano passado no Brasil, é o lugar da homossexualidade na família. Ela vem dizendo que a família é o único valor seguro ao qual ninguém quer renunciar. Recupera, como historicamente, transformou-se a visão que os protagonistas do amor que não ousa dizer seu nome fazem de si próprios. A idéia, tão cara aos intelectuais dos anos 70 de que o homossexual representaria uma contestação a toda forma de opressão (a familiar, inclusive) teria sido pouco a pouco substituída por um forte desejo de formar família, via adoção, inseminação artificial e formas alternativas de concepção. A ruptura com a ordem estabelecida teria cedido lugar, contemporaneamente, a uma vontade de integração à norma estabelecida, antes vista como infame. (VERAS, Eduardo, ENTREVISTA DE ELISABETH ROUDINESCO. QUEM VAI DECIDIR O FUTURO DE NOSSAS FAMÍLIAS. Jornal Zero Hora, Caderno de Cultura, p.6/7, 06.09.2004, PORTO ALEGRE, RS.)"

Fonte:Juris Gay

• • • • •




Projeto Direito à Homoparentalidade


Jad Fair's Artwork



.: Coordenação Técnica: Elizabeth Zambrano

.: Patrocínio: THE JOHN D. AND CATHERINE T. – MACARTHUR FOUNDATION;

.: Apoio: PROSARE / CCR /CEBRAP

.: Contato: homoparentalidade@terra.com.br


...


.: Currículo Lattes Pesquisadores

Elizabeth Zambrano
Nádia Meinerz
Roberto Lorea
Leandra Mylius


...


.: Outro artigos publicados

Transexualismo e Cirurgia de Troca de Sexo no Brasil: diálogo entre a Medicina e o Direito.



 

WebMaster: Priscila Borges.